Os Diferenciais da Chave de Ouro

Laudo Técnico de Avaliação de Imóveis

Quanto vale um imóvel?

A resposta para esta pergunta é fundamental para quem deseja vender, financiar ou tem alguma pendência jurídica relacionada a um bem e não é tão simples quanto pode parecer. O Laudo de Avaliação de imóvel é o relatório técnico elaborado por profissional especialista em avaliações em conformidade com as normas vigentes, para determinar o real valor de um imóvel. Esse parecer é realizado pelo avaliador imobiliário e deve levar em consideração quais as melhores metodologias para se avaliar o imóvel, quais fatores podem influenciar na determinação desse valor como localização, condições do imóvel, facilidades do bairro ou área, tipo de estabelecimentos vizinhos, condições de infraestrutura, e todas as variáveis que possam influenciar na precificação do imóvel.

Laudo de avaliação ou PTAM?

PTAM – Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica é como se denomina oficialmente o Laudo de Avaliação de Imóvel. Em uma ação judicial o PTAM pode ser requerido pelo Magistrado ou por uma das partes para se chegar a uma definição do valor do imóvel. Esse Laudo Pericial de avaliação do valor de mercado do imóvel em questão é considerado como prova em uma processo judicial e será anexado como tal nos autos. O Perito Avaliador que realiza essa avaliação é convocado pelo juiz da ação e, como autoridade e profundo conhecedor do tema, deve prestar seus serviços com competência e afinco afim de sanar quaisquer dúvidas sobre a disputa.

Também é  permitido às partes do processo contratar um especialista renomado da área de avaliação imobiliária para analisar e verificar a condução do trabalho realizado pelo perito judicial definido pelo magistrado. Esse Profissional contratado poderá atuar no litígio como Assistente Judicial e terá função de analisar o Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica  produzido ou até mesmo poderá formular seu próprio Laudo de Avaliação Imobiliária caso não esteja de acordo com o laudo inicialmente elaborado pelo perito judicial do caso.

Como é feito um Laudo de Avaliação?

O processo de elaboração de um laudo pode ser realizado por diversas metodologias,o mais utilizado é o Método Comparativo Direto de Dados de Mercado, que é aquele que define o valor através da comparação com dados de mercado assemelhados tanto quanto possível ás do imóvel avaliando, no entanto utiliza-se outros métodos dependendo das circunstancias e dos imóveis apresentados.  Dependendo da escolha da metodologia do avaliador pode se iniciar pela vistoria do imóvel, pelo levantamento de dados, reconhecimento da sua localidade, na verdade a ordem dos fatores não altera o produto. O importante é ter um laudo eficiente, com justificativas contundentes, descrição completa de dados como do solicitante de forma legítima sem abreviaturas, descrição do imóvel sendo o ponto principal do parecer técnico, matrícula do imóvel, escritura da propriedade,  iptu ou certidão de dados cadastrais da propriedade, localização , dimensões que a propriedade está inscrita perante órgãos públicos, entre outros.

Após a caracterização inicial deve-se atentar bastante para elementos confrontantes como características da propriedade, seu estado de conservação,  se conflita com algum bem público, se possui benfeitorias etc…

A pesquisa de preços e valores é um dos principais pontos do Laudo de Avaliação. Deve-se observar muito bem as condições e preços. O levantamento dessas informações deve ser realizado de forma minuciosa em Banco de Dados de confiança e levar em consideração principalmente duas variáveis: Os preços que os imóveis estão sendo oferecidos e a segunda que é o preço que  os imóveis estão sendo comercializados de fato.  A quantidade de imóveis para referência pode variar muito. De 5 a 15 imóveis comparativos pode ser uma boa média. Mas lugares ermos podem não ter esse montante disponível ou uma série de outros fatores que exigirão metodologias diferentes do perito avaliador.

O avaliador  deve ter muita cautela para avaliar o imóvel pois, segundo artigo 726 do código civil,  pode sofrer ação indenizatória caso deprecie o valor do imóvel e avalie muito abaixo do valor de mercado

Laudo de Avaliação de Imóvel na Chave de Ouro

A imobiliária Chave de Ouro, possui uma equipe especializada em elaboração de Laudos Técnicos de Avaliação Mercadológica seguindo os mais altos níveis de exigência. Atua como Perito Avaliador em processos judiciais, realiza laudos de avaliações mercadológicas para fim de conflitos empresariais ou familiares extrajudicialmente e tem atuado com grande eficiência como assistente judicial de escritórios de advocacia em Uberaba-MG e região ao produzir laudos de avaliação completos e profissionais para uma das partes no litígio.

 

 

 

 

Compartilhar